Suggestions
Share
Journal Information
Vol. 79. Issue S1.
Pages 43-54 (May - June 2003)
Vol. 79. Issue S1.
Pages 43-54 (May - June 2003)
Full text access
Problemas de abordagem difícil:
Visits
2513
Isabel R. Madeiraa, Leda A. Aquinob
a Professora Assistente da Disciplina de Pediatria e Puericultura da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Saúde da Criança pelo IFF - FIOCRUZ. Membro do Departamento de Pediatria Ambulatorial da SBP.
b Pediatra do Hospital Municipal Jesus - RJ. Mestre em Saúde da Criança pelo IFF - FIOCRUZ. Membro do Departamento de Pediatria Ambulatorial da SBP.
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 79. Issue S1
More info
Abstract
Objective

to update the knowledge about anorexia and insomnia in childhood.

Sources

search of Medline database, including articles from1997 to 2002. The key words anorexia, feeding disorders, insomnia, sleep disorders and childhood were used. Some textbooks were also included.

Resumen
Objetivo

o objetivo deste artigo é realizar uma atualização em anorexia e insônia na infância.

Fontes de dados

foram revisados os principais tipos e causas de anorexia e de insônia na infância, bem como seus diagnósticos e tratamentos. A revisão foi baseada em artigos pesquisados na base de dados Medline, nos últimos cinco anos, utilizando os termos anorexia, distúrbios da alimentação, insônia, distúrbios do sono e infância. Alguns livros-texto também foram incluídos.

Síntese dos dados

o texto que aborda anorexia e insônia na infância apresenta definição, principais tipos e causas, diagnóstico e tratamento para cada um dos assuntos.

Conclusões

anorexia e insônia são problemas prevalentes na infância, sendo a primeira muito mais abordada nas consultas pediátricas. O diagnóstico, na maioria das vezes, é através de uma anamnese bem feita. Ambas são geralmente de origem comportamental e refletem a dinâmica familiar. São passíveis de prevenção e de tratamento em nível de atenção primária, a partir de medidas que são simples, mas muitas vezes de difícil aceitação.

Full text is only available in PDF
Download PDF
Idiomas
Jornal de Pediatria (English Edition)
Article options
Tools