Suggestions
Share
Journal Information
Vol. 79. Issue S1.
Pages 65-76 (May - June 2003)
Vol. 79. Issue S1.
Pages 65-76 (May - June 2003)
Full text access
Dores recorrentes na infância e adolescência
Visits
3222
Rosana Fiorini Puccinia, Ana M. B. Bresolinb
a Professora Adjunta Livre-docente da Disciplina de Pediatria Geral e Comunitária do Departamento de Pediatria da UNIFESP/EPM. Vice-chefe do Departamento de Pediatria da Unifesp/EPM.
b Doutora em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP/SP. Assistente Técnica em Saúde da Criança - Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 79. Issue S1
More info
Abstract
Objective

to perform a bibliographic review of recurrent pain in children and adolescents, focusing on differential diagnosis and management of such patients.

Sources

search of Medline and Lilacs databases, covering the last four and ten years, respectively. Classical studies and texts related to the matter were also included.

Resumen
Objetivo

realizar revisão bibliográfica sobre dores recorrentes na infância e na adolescência, com enfoque no diagnóstico diferencial e manejo desses pacientes.

Fontes de dados

levantamento bibliográfico no Medline e Lilacs, abrangendo os últimos quatro e dez anos, respectivamente, além de estudos e textos clássicos que tratam sobre o tema.

Síntese dos dados

estudos realizados em diferentes partes do mundo demonstram que as dores recorrentes mais freqüentes na infância e adolescência são dor abdominal, cefaléia e dor em membros. A ocorrência de causa orgânica é baixa, observada em 5% a 10% dos casos. Dentre as causas orgânicas bem definidas de dor abdominal recorrente, cefaléia e dor em membros, não se observa nenhuma etiologia predominante. Foram analisados os principais avanços quanto à fisiopatologia das dores recorrentes, nas suas diferentes localizações, apresentando-se uma orientação para abordagem diagnóstica e terapêutica das afecções mais freqüentes em pediatria.

Conclusões

as dores recorrentes na infância e adolescência são muito freqüentes e determinam significativa demanda aos serviços de saúde. A anamnese, o exame físico e o seguimento do paciente constituem a base para abordagem dessas crianças e adolescentes.

Full text is only available in PDF
Download PDF
Idiomas
Jornal de Pediatria (English Edition)
Article options
Tools